Blog

compartilhe:

Boxes de banheiro: segurança que vai além do vidro

Foi-se o tempo em que vidro era associado a fragilidade. A evolução dos processos pelos quais o material passa garantiu a ele resistência e confiabilidade. Não é à toa que o vidro é usado em diversos ambientes das casas, como o banheiro. Os boxes, por exemplo, quando feitos com o vidro certo, são muito seguros.

O vidro adequado para essa finalidade é o temperado, que é até cinco vezes mais resistente do que o vidro comum, ou, para reforçar ainda mais a segurança, o laminado, que possui uma película de PVB entre as chapas. A Viminas Vidros Especiais tem décadas de experiência na produção desses vidros.

A segurança, entretanto, vai além do vidro. A instalação deve ser feita de maneira correta, pois falhas podem provocar acidentes. É necessário observar, por exemplo, se os vidros estão em contato com alguma parte de metal, como alumínio e parafusos, ou outras superfícies, como parede ou piso. Se houver esse contato, o vidro fica exposto a um impacto que, por ser frequente, pode ocasionar a quebra. Nem o puxador da porta deve ficar em contato direto com o vidro.

“A maior parte dos incidentes com boxes acontece por falhas na estrutura e por desgastes das peças, que acabam expondo o vidro a condições que levam à quebra. O vidro não envelhece ou se desgasta com o tempo, porém as peças e os acessórios utilizados para instalá-lo sofrem desgaste, colocando o conjunto em risco”, afirmou Luiz Cláudio Rezende, consultor técnico da Viminas.

Esse desgaste de peças citado por ele pode ser monitorado nas manutenções periódicas. Isso mesmo! Você sabia que o ideal é que estruturas de vidro passem por manutenções anuais? Isso garante a segurança das pessoas que circulam pelos ambientes.

Quando se fala de quebra de box, muita gente cita a possibilidade de choque térmico, por causa do banho muito quente. Isso, segundo Luiz Cláudio, é um mito.

“Mesmo que o banheiro esteja muito frio e a água do chuveiro esteja muito quente, não vai acontecer quebra por isso. O vidro temperado suporta uma diferença de temperatura da face interna para a externa por volta de 250°C. Logo, choque térmico não quebra boxe”, explicou.

Fique atento!

– Certifique-se de que o fornecedor do vidro é de confiança. Em boxes, devem ser usados vidros temperados ou laminados.

– Vidros com lascas nas bordas devem ser substituídos.

– A falta de qualquer parafuso ou rebite, necessário para a instalação, compromete a segurança do boxe.

– A guia danificada, frouxa ou apertada pode provocar a quebra do vidro.

– Não pode haver contato entre o vidro e qualquer superfície rígida, seja o próprio perfil de alumínio ou parafusos, piso e parede, por exemplo.

– Deve haver vedação para evitar o contato do vidro com as peças de alumínio.

– O puxador da porta não deve ter contato direto com o vidro.

– O alumínio que recebe a porta precisa ter uma borracha em cima e embaixo, para que a porta não fique batendo dentro do perfil.

– Portas abrindo ou fechando com dificuldade são um sinal de alerta.