Varandas e sacadas costumam ser uns dos cantinhos favoritos da casa, porque nelas, geralmente, são feitas pausas para relaxar e estar com a família. Além disso, elas fazem a diferença na aparência do imóvel.
Quando feitas de vidro, varandas e fachadas ganham um toque especial, uma vez que ficam modernas, mais bonitas e seguras.
Na hora de escolher o vidro a ser utilizado, é preciso levar em consideração as normas técnicas, para saber qual vidro de segurança é o mais indicado, como o temperado, o laminado e o temperado laminado, por exemplo.
Uma curiosidade que o consultor técnico da Viminas Vidros Especiais, Luiz Claudio Rezende, destaca é que, para ser considerado guarda-corpo, precisa haver uma distância de mais de um metro entre o piso inferior e o piso superior, ou seja, o nome guarda-corpo é usado para estruturas que não são no térreo.
Para varandas no térreo, considera-se divisória de ambiente. Esse detalhe é que define qual vidro deve ser utilizado, de acordo com o especialista.
“Se a estrutura se caracterizar, de fato, como guarda-corpo, para que haja tranquilidade quanto à resistência e à segurança, é preciso usar o vidro laminado. Caso seja encaixilhado ou colado, pode ser laminado feito com vidro comum. Se o vidro precisar ser furado ou instalado com ferragens, deve ser o laminado feito com vidro temperado”, explicou.
Quanto ao visual do imóvel, é possível optar por vidro com ou sem variação de cor. Incolor, verde e até superclaro, uma novidade da AGC comercializada pela Viminas, estão entre as alternativas.
“O CristalClear, da AGC, deixa os ambientes ainda mais leves e minimalistas. Ele tem a borda em tom neutro azulado, e a interferência no visual dos espaços é mínima. É um vidro ideal para guarda-corpos”, recomenda o consultor técnico da Viminas Vidros Especiais, Luiz Cláudio Rezende.
A Viminas comercializa todos os tipos de vidro ideais para a construção civil, inclusive para instalação em varandas e sacadas. Na hora de construir ou reformar, procure um vidraceiro de confiança, peça vidros Viminas e garanta sofisticação, conforto e segurança ao imóvel e, mais importante, a quem vive nele.