3 curiosidades sobre o vidro laminado

3 curiosidades sobre o vidro laminado

Blog

3 curiosidades sobre o vidro laminado

04.04.2017

Sempre falamos do vidro laminado aqui no blog! Ele é muito utilizado em locais onde há risco de impacto humano, como em fachadas, guarda-corpos, pisos e claraboias. Inclusive, de acordo com a NBR 7199, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que especifica os requisitos para projetos, execução e aplicações de vidros na construção civil, o uso do laminado é obrigatório em situações de riscos como em sacadas e mezaninos. Um material tão importante gera algumas perguntas, não é mesmo? Então confira três curiosidades sobre o vidro laminado.

Como ele foi criado?

É incrível como ótimas ideias podem surgir de eventos cotidianos! Foi isso que aconteceu com o vidro laminado. Edouard Benedictus, um químico francês, deixou um frasco de vidro com uma solução de nitrato de celulose cair ao chão. Então, percebeu que o material não havia se se despedaçado e seus estilhaços continuaram reunidos, assim surgiu a grande ideia de fazer o vidro laminado. Isso aconteceu em 1903 e hoje vemos o grande impacto que essa invenção teve!

O que é PVB?

O vidro passa por um processo de transformação para tornar-se laminado, que consiste na união de duas ou mais chapas de vidro com uma camada intermediária de PVB (Polivinil Butiral), uma película que mantém os estilhaços unidos em caso de quebra. Depois disso, todas essas camadas se aderem ao serem submetidas a uma temperatura e pressão específicas em uma autoclave.

vidro-laminado

Onde mais ele deve ser aplicado?

Complementando o que comentamos aqui no início do post, o vidro laminado deve ser aplicado em fachadas, guarda-corpos, claraboias, sacadas, varandas, escadas, piso, mezaninos, para brisas de carro e demais situações de risco.

Quer colocar um projeto arquitetônico em prática? Conte com a Viminas e garanta produtos de qualidade, que vão garantir a sua segurança e de sua família!

Notícias Anteriores

Vidro do piso ao teto. Veja como usar!

O vidro é um dos materiais mais utilizados na construção civil graças à sua versatilidade. Neste post, confira dicas para usá-lo do piso ao teto!

Categorias

vidroviminasvidro laminadovidro temperadodecoraçãoporta de vidrovidrostampo de vidrovidro laminado temperadobox de vidromesa com tampo de vidroespelhosfachada de vidroboxescada de vidro

Tudo sobre vidro

Aqui no blog Viminas você encontra tudo o que precisa saber sobre vidros. Desde informações sobre cada tipo de vidro, seus diferenciais e formas de utilizá-los, além de dicas de decoração, temos sempre notícias atualizadas com as últimas tendências do mercado de vidros!

Vidro tem que ser Viminas

Com mais de 30 anos de experiência, temos nos dedicado ao beneficiamento e transformação de vidros para garantir o melhor para o seu projeto. Trabalhamos para que nossos produtos sejam sinônimo de qualidade, conforto, segurança e satisfação para nossos clientes.  

Localização

Av. Paulino Muller, 945, Jucutuquara - Vitória/ES
Rua José Ramos de Oliveira, 210 - N. Srª. da Penha Vila Velha/ES
Av.Felipe Uebe - 66/72, Praça Califórnia Campos dos Goytacazes - RJ
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1609 Patrocínio - BH - MG
Rua Quadra Industrial 02 S/N, Centro - Eunápolis - BA
Av: Talma Rodrigues Ribeiro - 1987 Civit II - Serra - ES
resultate