Box de vidro lindo e seguro: saiba como manter
Ter um box de vidro lindo e seguro pode ser mais fácil do que você imagina com as dicas do consultor especialista em vidros da Viminas, Luiz Cláudio, mais conhecido como Juca. Confira a entrevista que ele deu para o nosso blog!
Qual é a melhor forma para limpar o box de vidro sem arranhar?
Para conservar a beleza do box de vidro, sem arranhar, deve-se usar na limpeza sabão neutro, água, ou produtos específicos e básicos. É fundamental evitar palha de aço, bucha (lado áspero), ácidos, lixas, produtos pontiagudos ou abrasivos. Para retirar etiquetas que ficam muito agarradas, sugere-se usar solvente (ex.: tinner, aguarrás, etc.), pois esse tipo de produto dissolve a cola, sem comprometer a qualidade do box de vidro.
De quanto em quanto tempo deve ser feita uma manutenção profissional do box de vidro? Quem devemos procurar?
A manutenção do box de vidro, segundo a NBR 14.207 - boxe de banheiro, deve ser realizada, no mínimo, de 12 em 12 meses. Para isso, deve-se procurar um vidraceiro de confiança, de preferência, revendedor autorizado Viminas, para que possa realizar a inspeção, garantindo a segurança do material.
Quais são os sinais de alerta de que o box precisa de reparos?
O vidro não estraga, o que desgastam são os acessórios, roldanas e outros, devido às ações do tempo. Não pode haver atrito entre o vidro e o metal, por isso, em alguns casos como, por exemplo, se a porta estiver agarrando, não houver a proteção de borracha entre o parafuso do puxador e o vidro, o puxador estiver batendo no fixo ou se a capa superior do box de vidro estiver comprometida, os riscos dele estourar são elevados. A manutenção é extremamente importante para garantir o conforto e a proteção da família. No site da Abravidro há um manual "De olho no boxe" que é muito interessante para conhecimento de todos.
Qual material devo utilizar no box?
O vidro temperado é o mais utilizado no mundo para a instalação de boxes e atende à NBR 14.207 - box de vidro. Após passar por um processo de beneficiamento, o vidro temperado torna-se até cinco vezes mais resistente que o comum. Assim, em caso de impacto, ele reduz os riscos de acidentes. A Viminas possui a certificação NBR 14.698 de Vidro Temperado e controle diário de qualidade, garantindo que o material atenda todas as exigências da norma.
Vocês leram o que Juca falou: procure um revendedor autorizado Viminas e encontre os melhores produtos para seu projeto. Além disso, continue acompanhando nosso blog!