Confira como é feito o vidro de proteção solar
Os vidros de proteção solar têm a função de filtrar os raios solares por meio da reflexão da proteção em todas suas frequências, atuando também na diminuição da entrada de calor no ambiente interno, deixando-o com uma temperatura agradável. Assim, este material pode ser um grande aliado no conforto e na eficiência energética do seu ambiente.
Níveis de refletividade
O vidro de proteção solar é desenvolvido com uma tecnologia que controla a entrada da intensidade de luz e calor nos ambientes internos. Ele pode ser, serigrafado, laminado, insulado ou temperado e o projetista, de acordo com as características que deseja implementar no ambiente e com a localização da obra, pode escolher entre diferentes níveis de refletividade do vidro. Estes são: alta refletividade (superior a 25%), média refletividade (entre 15 e 25%) e baixa refletividade (inferior a 15%).
Como ocorre o processo de transformação
A fabricação dos vidros de proteção solar pode ser realizada através de dois processos: pirolítico (on-line) ou em câmara a vácuo (off-line).
Vamos começar falando do processo pirolítico. Nele, a camada refletiva é aplicada na face superior do vidro ainda quente ou após sofrer aquecimento. Graças a essa temperatura bem quente e como a superfície ainda está em estado plástico, os óxidos penetram na superfície e, quando o vidro esfria, a camada refletiva que foi aplicada torna-se resistente. Os materiais podem sem temperados ou serigrafados após esse processo.
No outro processo, de câmara a vácuo, a camada refletiva é depositada em câmaras de alto vácuo, através de bombardeio iônico e em atmosfera de plasma, depois do vidro sair da linha de produção e ser resfriado. O resultado desse processo é um material com alto desempenho de proteção solar. A transformação em vidro temperado ou serigrafado deve ser feita anteriormente a esse processo.
Muito interessante, não é mesmo? Aproveite todos os benefícios do vidro de proteção solar em seu imóvel. Conte com a Viminas!