Entenda a diferença entre transformadora e fábrica de vidro

Tudo sobre vidro

Aqui no blog Viminas você encontra tudo o que precisa saber sobre vidros. Desde informações sobre cada tipo de vidro, seus diferenciais e formas de utilizá-los, além de dicas de decoração. Temos sempre notícias atualizadas com as últimas tendências do mercado de vidros!

Entenda a diferença entre transformadora e fábrica de vidro

22.03.2018

Na indústria do vidro muitas pessoas não sabem qual é a diferença entre uma transformadora e uma fábrica. Por isso, no post de hoje, nós vamos explicar no que elas se diferem e falar mais um pouco sobre os processos de transformação que acontecem aqui na Viminas para levar os melhores produtos até a sua casa. Continue lendo!

Fábrica de vidro

Em uma fábrica de vidro, o material é produzido a partir das matérias-primas mais essenciais: 70% de areia, 14% de sódio, 14% de cálcio e outros 2% de componentes químicos. Estes ingredientes passam por um processo de fabricação do vidro chamado de fusão/resfriamento.

De maneira simples, esses componentes são misturados, levados ao aquecimento em temperaturas bastante elevadas, o que os faz derreter. Depois, eles são moldados no formato desejado e, em seguida, resfriados. Assim é feito o vidro comum.

Transformadora de vidro

Aqui, na Viminas, nós fazemos o trabalho de transformação do vidro comum, em vidros que tragam mais benefícios, como por exemplo, agregar mais segurança e proporcionar conforto acústico e térmico. Por isso, somos uma transformadora de vidro, já que não produzimos o material a partir das matérias-primas básicas, as quais mencionamos logo acima.

processo-transformacao-vidros

Cada tipo de material passa por um processo diferente. O vidro temperado, por exemplo, passa por um processo térmico chamado têmpera, no qual ele sofre uma brusca mudança de temperatura, que gera uma compressão das faces externas e expansão na parte interna, tornando o material muito mais resistente.

Enquanto isso, o processo de transformação do vidro insulado se dá por meio da união de duas ou mais peças coladas a um perfil de alumínio, duplamente vedadas. O conjunto é selado a fim de não existirem trocas gasosas e garantir a estabilidade da peça. Internamente ao perfil de alumínio há um hidrossecante, que garante a completa ausência de vapor d’água, impedindo seu embaçamento.

Já o vidro laminado, aqui em nossa transformadora de vidro, é feito com tecnologia de ponta através de um processo automatizado. Ele é formado por duas ou mais peças de vidro, que são unidas em uma autoclave por um filme de Polivinil Butiral (PVB), uma película de grande resistência.

vidro-laminado-tecnologia

Viu a diferença entre transformadora e fábrica de vidro? Procure um de nossos revendedores e conheça os produtos de perto. Além disso, fique de olho aqui no Blog Viminas e esteja sempre por dentro de todas as novidades.

Vidro só precisa saber se é Viminas

Com mais de 30 anos de experiência, temos nos dedicado ao beneficiamento e transformação de vidros para garantir o melhor para o seu projeto. Trabalhamos para que nossos produtos sejam sinônimo de qualidade, conforto, segurança e satisfação para nossos clientes.  

Localização

Rua José Ramos de Oliveira, 210 - N. Srª. da Penha Vila Velha/ES
Av.Felipe Uebe - 66/72, Parque Califórnia Campos dos Goytacazes - RJ
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1609 Patrocínio - BH - MG
Rua Presidente Getúlio Vargas, nº 155, Quadra 02, lote 03, Distrito Industrial, Eunápolis-BA
Av: Talma Rodrigues Ribeiro - 1987 Civit II - Serra - ES
resultate