Indústria de vidro: como surgiu a fabricação do material?

Indústria de vidro: como surgiu a fabricação do material?

Blog

Indústria de vidro: como surgiu a fabricação do material?

20.04.2017

O vidro é um material muito utilizado por nós em diversos momentos do nosso dia a dia. Ele está fortemente presente na construção civil, podendo ser encontrado em portas, janelas, escadas, divisórias, guarda-corpos, entre outros. Mas, como toda tecnologia, o vidro e sua fabricação passaram por diversas transformações com o passar dos anos até se tornarem do jeito como conhecemos hoje em dia. Saiba mais um pouco dessa história.

Expansão pela Europa

Podemos dividir a trajetória das indústrias de vidro nos períodos antes e depois da Revolução Industrial, um grande marco na história da indústria.

Anteriormente ao boom industrial, os venezianos se tornaram famosos por sua habilidade em trabalhar com o vidro. Esses profissionais eram tão importantes que foram proibidos de sair de Veneza, no entanto, alguns conseguiram escapar para a Alemanha e, assim, a indústria de vidro prosperou por toda a Europa.

Durante séculos, o setor vidreiro se desenvolveu no continente europeu, principalmente na Alemanha, que se tornou conhecida pela utilização do vidro esmaltado e pela reprodução de desenhos famosos. Além disso, a Inglaterra e a França contribuíram para aperfeiçoar os processos de produção do vidro e aprimorar o caráter estético e artístico das peças.

Revolução Industrial

Com a Revolução Industrial, as indústrias de vidro alcançaram novos patamares graças às novas tecnologias de fabricação. A invenção dos métodos da folha estirada e de flutuação (float), junto aos avanços tecnológicos, proporcionou grande avanço da indústria de vidro. Pela virada do século XX haviam três grandes centros que atuavam na produção desse material: França, Inglaterra e Bélgica.

Apesar das modernas indústrias de vidro terem surgido na Europa, os Estados Unidos não ficaram para trás. No começo da década de 20, a demanda do setor automotivo levou a Ford a criar um produto prensado aperfeiçoado e, através da produção em massa, a indústria americana foi expandida.

Indústrias no Brasil

A chegada da família real portuguesa no Brasil, em 1808, foi um grande marco para a modernização de nosso país. Os portos foram abertos e, com isso, vários produtos manufaturados começaram a ser comercializados aqui. O governo imperial não quis ficar para trás e decidiu incentivar a indústria nacional.

Em 1810, Francisco Ignácio da Siqueira Nobre recebeu a autorização, exclusividade no ramo fabril durante 20 anos, empréstimo de dinheiro, concessão de duas léguas de terras no atual povoado de Jiquitaia (Campo Alegre de Lourdes/BA) e isenção do alistamento militar para todos os funcionários do que iria vir a ser sua fábrica de vidros, inaugurada em 1812.

industria-de-vidro

Gostou de saber um pouquinho da história das indústrias de vidro? A nossa começou em 1984 e hoje já contamos com um parque industrial que ocupa 22 mil m² de área construída nos 56 mil m² da fábrica, onde criamos e inovamos com as melhores peças do mercado. Confira nossos produtos!

Localização

Av. Paulino Muller, 945, Jucutuquara - Vitória/ES
Rua José Ramos de Oliveira, 210 - N. Srª. da Penha Vila Velha/ES
Av.Felipe Uebe - 66/72, Praça Califórnia Campos dos Goytacazes - RJ
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1609 Patrocínio - BH - MG
Rua Quadra Industrial 02 S/N, Centro - Eunápolis - BA
Av: Talma Rodrigues Ribeiro - 1987 Civit II - Serra - ES
resultate