Indústria de vidro: como surgiu a fabricação do material?

Indústria de vidro: como surgiu a fabricação do material?

Blog

Indústria de vidro: como surgiu a fabricação do material?

20.04.2017

O vidro é um material muito utilizado por nós em diversos momentos do nosso dia a dia. Ele está fortemente presente na construção civil, podendo ser encontrado em portas, janelas, escadas, divisórias, guarda-corpos, entre outros. Mas, como toda tecnologia, o vidro e sua fabricação passaram por diversas transformações com o passar dos anos até se tornarem do jeito como conhecemos hoje em dia. Saiba mais um pouco dessa história.

Expansão pela Europa

Podemos dividir a trajetória das indústrias de vidro nos períodos antes e depois da Revolução Industrial, um grande marco na história da indústria.

Anteriormente ao boom industrial, os venezianos se tornaram famosos por sua habilidade em trabalhar com o vidro. Esses profissionais eram tão importantes que foram proibidos de sair de Veneza, no entanto, alguns conseguiram escapar para a Alemanha e, assim, a indústria de vidro prosperou por toda a Europa.

Durante séculos, o setor vidreiro se desenvolveu no continente europeu, principalmente na Alemanha, que se tornou conhecida pela utilização do vidro esmaltado e pela reprodução de desenhos famosos. Além disso, a Inglaterra e a França contribuíram para aperfeiçoar os processos de produção do vidro e aprimorar o caráter estético e artístico das peças.

Revolução Industrial

Com a Revolução Industrial, as indústrias de vidro alcançaram novos patamares graças às novas tecnologias de fabricação. A invenção dos métodos da folha estirada e de flutuação (float), junto aos avanços tecnológicos, proporcionou grande avanço da indústria de vidro. Pela virada do século XX haviam três grandes centros que atuavam na produção desse material: França, Inglaterra e Bélgica.

Apesar das modernas indústrias de vidro terem surgido na Europa, os Estados Unidos não ficaram para trás. No começo da década de 20, a demanda do setor automotivo levou a Ford a criar um produto prensado aperfeiçoado e, através da produção em massa, a indústria americana foi expandida.

Indústrias no Brasil

A chegada da família real portuguesa no Brasil, em 1808, foi um grande marco para a modernização de nosso país. Os portos foram abertos e, com isso, vários produtos manufaturados começaram a ser comercializados aqui. O governo imperial não quis ficar para trás e decidiu incentivar a indústria nacional.

Em 1810, Francisco Ignácio da Siqueira Nobre recebeu a autorização, exclusividade no ramo fabril durante 20 anos, empréstimo de dinheiro, concessão de duas léguas de terras no atual povoado de Jiquitaia (Campo Alegre de Lourdes/BA) e isenção do alistamento militar para todos os funcionários do que iria vir a ser sua fábrica de vidros, inaugurada em 1812.

industria-de-vidro

Gostou de saber um pouquinho da história das indústrias de vidro? A nossa começou em 1984 e hoje já contamos com um parque industrial que ocupa 22 mil m² de área construída nos 56 mil m² da fábrica, onde criamos e inovamos com as melhores peças do mercado. Confira nossos produtos!

Notícias Anteriores

Tire suas dúvidas sobre o vidro laminado temperado

Saiba quais são as indicações e vantagens deste vidro 

10 maneiras de usar garrafas vazias na décor

Confira 10 ideias para você reutilizar aquela garrafa de vidro na decoração.

Categorias

viminasvidrovidro temperadovidro laminadodecoraçãoporta de vidrobox de vidrovidro laminado temperadotampo de vidrovidrosmesa com tampo de vidrofachada de vidroescada de vidrovidro de proteção solarporta de correr de vidro

Tudo sobre vidro

Aqui no blog Viminas você encontra tudo o que precisa saber sobre vidros. Desde informações sobre cada tipo de vidro, seus diferenciais e formas de utilizá-los, além de dicas de decoração, temos sempre notícias atualizadas com as últimas tendências do mercado de vidros!

Vidro tem que ser Viminas

Com mais de 30 anos de experiência, temos nos dedicado ao beneficiamento e transformação de vidros para garantir o melhor para o seu projeto. Trabalhamos para que nossos produtos sejam sinônimo de qualidade, conforto, segurança e satisfação para nossos clientes.  

Localização

Av. Paulino Muller, 945, Jucutuquara - Vitória/ES
Rua José Ramos de Oliveira, 210 - N. Srª. da Penha Vila Velha/ES
Av.Felipe Uebe - 66/72, Praça Califórnia Campos dos Goytacazes - RJ
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1609 Patrocínio - BH - MG
Rua Quadra Industrial 02 S/N, Centro - Eunápolis - BA
Av: Talma Rodrigues Ribeiro - 1987 Civit II - Serra - ES
resultate