Laminado e temperado: qual a diferença entre estes vidros?

Laminado e temperado: qual a diferença entre estes vidros?

Blog

Laminado e temperado: qual a diferença entre estes vidros?

19.04.2017

Os vidros laminados e temperados são bastante utilizados na construção civil, às vezes, inclusive, para os mesmos fins, como em divisórias e guarda-corpos. Os dois se enquadram na categoria de vidros de segurança e possuem características adequadas para diversos projetos. Então, quais são as diferenças que distinguem estes dois materiais? Descubra nesse post!

Especificidades do temperado

A primeira diferença entre eles está no modo de fabricação. No caso do vidro temperado, ele passa por um tratamento térmico em que é colocado em um forno a 650º e depois resfriado, o que enrijece sua estrutura e o torna cinco vezes mais resistente que o vidro comum. O temperado não pode ser furado nem cortado após seu processo de transformação. Isso pode provocar o estilhaçamento total da peça.

utilização-do-vidro-temperado

Além disso, o vidro temperado possui pouca flexibilidade em comparação ao laminado. Ele é muito usado em vitrines, portas, janelas, boxes e pode ser encaixilhado.

Características do vidro laminado

Quanto ao processo de fabricação, o laminado diferencia-se bastante do temperado. Neste caso, duas lâminas de vidro comum ou temperado são unidas por uma ou mais películas de PVB (Polivinil Butiral). Assim, os estilhaços mantêm-se colados na película caso a peça quebre, o que evita acidentes.

vidro-laminado

O custo desse material pode ser um pouco mais alto em relação ao vidro temperado, no entanto, é mais indicado em algumas situações, como em projetos que envolvem mezaninos e sacadas. O laminado tem menos resistência a impactos frontais em relação ao temperado. Então, é bom averiguar onde ele será instalado e garantir que está utilizando o material adequado.

A união dos atributos dos temperados e laminados garante uma segurança extra ao projeto. O vidro laminado temperado é ideal para fachadas, visores de piscina, claraboias, degraus, pisos, dentre outros.

Aqui, na Viminas, você encontra tudo que precisa para tirar seu projeto do papel e torná-lo realidade. Confira nossos produtos!

Notícias Anteriores

Indústria de vidro: entenda como funciona a produção

A indústria de vidro está cada vez mais moderna para produzir materiais que oferecem segurança. Saiba como ocorre a produção do vidro laminado na Viminas!

Categorias

viminasvidrovidro temperadovidro laminadodecoraçãoporta de vidrobox de vidrovidro laminado temperadotampo de vidrofachada de vidrovidrosmesa com tampo de vidroescada de vidroespelhosporta de correr de vidro

Tudo sobre vidro

Aqui no blog Viminas você encontra tudo o que precisa saber sobre vidros. Desde informações sobre cada tipo de vidro, seus diferenciais e formas de utilizá-los, além de dicas de decoração, temos sempre notícias atualizadas com as últimas tendências do mercado de vidros!

Vidro tem que ser Viminas

Com mais de 30 anos de experiência, temos nos dedicado ao beneficiamento e transformação de vidros para garantir o melhor para o seu projeto. Trabalhamos para que nossos produtos sejam sinônimo de qualidade, conforto, segurança e satisfação para nossos clientes.  

Localização

Rua José Ramos de Oliveira, 210 - N. Srª. da Penha Vila Velha/ES
Av.Felipe Uebe - 66/72, Praça Califórnia Campos dos Goytacazes - RJ
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1609 Patrocínio - BH - MG
Rua Quadra Industrial 02 S/N, Centro - Eunápolis - BA
Av: Talma Rodrigues Ribeiro - 1987 Civit II - Serra - ES
resultate