O que podem ser machas em espelhos?

O que podem ser machas em espelhos?

Blog

O que podem ser machas em espelhos?

18.12.2014

 Oxidação nas bordas:

- São manchas escuras formadas pelo contato do oxigênio com o nitrato de prata (material usado para fornecer espelhação ao vidro). A causa mais comum deste problema é a entrada de água (H2O) pelas bordas do espelho.

- Também pode ocorrer por uso indevido de produtos de limpeza, tais como: Vidrex, Limpa Vidros, Veja Multiuso, Amoníacos, que são materiais ácidos ou básicos (alcalinos), indicados apenas para vidros float (comum) e temperados, que não são porosos.

- Não devem ser usados produtos abrasivos, tipo lixa, sapólio, esponjas de aço (Bombril ou similares), em qualquer superfície do espelho, para evitar arranhões.

- O mesmo cuidado deve ser observado na hora de retirar as etiquetas. Nunca use material pontiagudo, somente água ou álcool.

- Observar também que não se pode lavar espelhos com água em abundância, por ser um material poroso, ela penetra nas bordas, ocasionando a oxidação.

- Para limpar espelhos, só se deve usar produtos neutros, tais como sabão ou detergente neutros, com pano limpo umedecido com água.

- Esta oxidação pode ser evitada com o uso do “Protetor de Borda”, na hora da instalação. Esse produto é indicado para vedar as bordas, não permitindo a entrada de umidade. Exija este cuidado do seu vidraceiro, esta atitude vai garantir uma vida útil muito maior ao seu espelho.

 

 Oxidação na área central:

- Normalmente está relacionado às instalações químicas não recomendadas, ou seja, ao uso de cola de sapateiro (Cascola), cola de fórmica, cola de carpete, fitas dupla face à base de solventes orgânicos, adesivos epóxi, silicone de cura acética (odor característico de vinagre), e outros similares.

- Existem colas próprias para espelhos, tipo “Fixa Espelhos”, que deve ser aplicada em filetes, sempre na posição vertical. Além das colas próprias para este uso, pode-se usar somente o Silicone de Cura Neutra.

- Deve-se respeitar ainda, um espaçamento de no mínimo 3 mm, entre o espelho e o substrato (parede ou qualquer outra superfície apropriada) onde vai ser fixado, para dar ventilação e evitar a condensação.

Existe a norma NBR 15198 - Espelhos de Prata – Beneficiamento e Instalação, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que especifica os requisitos mínimos para beneficiamento e instalação dos espelhos de prata, de maneira a garantir a durabilidade e a segurança do produto.

Todos devem respeitar a norma, principalmente os itens: 4.7 Substratos; 4.8 Instalação e 4.9 Limpeza e manutenção de espelhos no ambiente final. Desta maneira estarão garantindo a vida útil e a durabilidade do seu espelho.

Notícias Anteriores

Tampos de vidro: veja como eles podem ser versáteis

Os tampos de vidro podem ser usados de diferentes maneiras em suas mesas. Descubra como eles podem ser versáteis e fazer parte da decoração!

Categorias

viminasvidrovidro temperadovidro laminadodecoraçãoporta de vidrobox de vidrovidro laminado temperadotampo de vidrofachada de vidrovidrosmesa com tampo de vidroescada de vidroespelhosporta de correr de vidro

Tudo sobre vidro

Aqui no blog Viminas você encontra tudo o que precisa saber sobre vidros. Desde informações sobre cada tipo de vidro, seus diferenciais e formas de utilizá-los, além de dicas de decoração, temos sempre notícias atualizadas com as últimas tendências do mercado de vidros!

Vidro tem que ser Viminas

Com mais de 30 anos de experiência, temos nos dedicado ao beneficiamento e transformação de vidros para garantir o melhor para o seu projeto. Trabalhamos para que nossos produtos sejam sinônimo de qualidade, conforto, segurança e satisfação para nossos clientes.  

Localização

Rua José Ramos de Oliveira, 210 - N. Srª. da Penha Vila Velha/ES
Av.Felipe Uebe - 66/72, Praça Califórnia Campos dos Goytacazes - RJ
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1609 Patrocínio - BH - MG
Rua Quadra Industrial 02 S/N, Centro - Eunápolis - BA
Av: Talma Rodrigues Ribeiro - 1987 Civit II - Serra - ES
resultate