O que podem ser machas em espelhos?

O que podem ser machas em espelhos?

Blog

O que podem ser machas em espelhos?

18.12.2014

 Oxidação nas bordas:

- São manchas escuras formadas pelo contato do oxigênio com o nitrato de prata (material usado para fornecer espelhação ao vidro). A causa mais comum deste problema é a entrada de água (H2O) pelas bordas do espelho.

- Também pode ocorrer por uso indevido de produtos de limpeza, tais como: Vidrex, Limpa Vidros, Veja Multiuso, Amoníacos, que são materiais ácidos ou básicos (alcalinos), indicados apenas para vidros float (comum) e temperados, que não são porosos.

- Não devem ser usados produtos abrasivos, tipo lixa, sapólio, esponjas de aço (Bombril ou similares), em qualquer superfície do espelho, para evitar arranhões.

- O mesmo cuidado deve ser observado na hora de retirar as etiquetas. Nunca use material pontiagudo, somente água ou álcool.

- Observar também que não se pode lavar espelhos com água em abundância, por ser um material poroso, ela penetra nas bordas, ocasionando a oxidação.

- Para limpar espelhos, só se deve usar produtos neutros, tais como sabão ou detergente neutros, com pano limpo umedecido com água.

- Esta oxidação pode ser evitada com o uso do “Protetor de Borda”, na hora da instalação. Esse produto é indicado para vedar as bordas, não permitindo a entrada de umidade. Exija este cuidado do seu vidraceiro, esta atitude vai garantir uma vida útil muito maior ao seu espelho.

 

 Oxidação na área central:

- Normalmente está relacionado às instalações químicas não recomendadas, ou seja, ao uso de cola de sapateiro (Cascola), cola de fórmica, cola de carpete, fitas dupla face à base de solventes orgânicos, adesivos epóxi, silicone de cura acética (odor característico de vinagre), e outros similares.

- Existem colas próprias para espelhos, tipo “Fixa Espelhos”, que deve ser aplicada em filetes, sempre na posição vertical. Além das colas próprias para este uso, pode-se usar somente o Silicone de Cura Neutra.

- Deve-se respeitar ainda, um espaçamento de no mínimo 3 mm, entre o espelho e o substrato (parede ou qualquer outra superfície apropriada) onde vai ser fixado, para dar ventilação e evitar a condensação.

Existe a norma NBR 15198 - Espelhos de Prata – Beneficiamento e Instalação, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que especifica os requisitos mínimos para beneficiamento e instalação dos espelhos de prata, de maneira a garantir a durabilidade e a segurança do produto.

Todos devem respeitar a norma, principalmente os itens: 4.7 Substratos; 4.8 Instalação e 4.9 Limpeza e manutenção de espelhos no ambiente final. Desta maneira estarão garantindo a vida útil e a durabilidade do seu espelho.

Localização

Av. Paulino Muller, 945, Jucutuquara - Vitória/ES
Rua José Ramos de Oliveira, 210 - N. Srª. da Penha Vila Velha/ES
Av.Felipe Uebe - 66/72, Praça Califórnia Campos dos Goytacazes - RJ
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1609 Patrocínio - BH - MG
Rua Quadra Industrial 02 S/N, Centro - Eunápolis - BA
Av: Talma Rodrigues Ribeiro - 1987 Civit II - Serra - ES
resultate