Quais as melhores formas para vedação do vidro? Confira!

Tudo sobre vidro

Aqui no blog Viminas você encontra tudo o que precisa saber sobre vidros. Desde informações sobre cada tipo de vidro, seus diferenciais e formas de utilizá-los, além de dicas de decoração. Temos sempre notícias atualizadas com as últimas tendências do mercado de vidros!

Quais as melhores formas para vedação do vidro? Confira!

09.07.2019

Responsável por impedir a passagem de água e/ou poeira, e garantir o conforto acústico do ambiente, a vedação é um procedimento de extrema importância na hora da instalação de janelas, portas e fachadas de vidro. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a forma e o material correto para isso. No post de hoje, trouxemos dicas e instruções que podem te ajudar. Continue lendo e confira!

Alguns cuidados necessários!

É essencial verificar se os vãos, as esquadrias e as ferragens estão de acordo com as características e medidas do vidro. Caso seu projeto inclua a instalação de uma porta de vidro com grandes dimensões, é necessário uma vedação com dobradiças especiais, que conseguirão manter a porta firme e sem ceder, por exemplo.

A limpeza do vidro também é uma questão que vale ser ressaltada. Toda a área onde o material de vedação será aplicada deve passar por limpeza absoluta e estar seca. É preciso evitar o uso de produtos abrasivos ou ácidos, tanto antes, quanto após a instalação, pois podem danificar a vedação. Apenas água, detergente neutro e um pano seco são suficientes!

É natural que o vidro, as ferragens e seus componentes se expandam e se movimentem, dependendo da variação de temperatura do ambiente. Para que isso não comprometa a instalação do material, recomenda-se que, entre o vidro e a vedação, exista, no mínimo, 5 mm de folga.

Vedação com silicone

O tipo de silicone ideal para vedação depende do tipo de vidro. Para o caso do laminado aplicado com materiais como ferro, PVC ou madeira, a melhor opção é o silicone neutro. Já para o vidro monolítico instalado com alumínio, o correto é o silicone acético.

Vedação com escova

O mais recomendado na hora de utilizar a escova de vedação ou fita vedadora, é aplicá-la, de forma contínua, tanto na parte móvel, na porta de vidro, por exemplo, quanto na parte fixa do caixilho. A fita precisa ter, no mínimo, a densidade de 3P, que significa o número de camadas de fios.

Vedação com borracha

É importante se atentar aos tipos de borracha, pois as únicas que podem ser utilizadas para vedação são: a de monômero etileno dieno propileno (EDPM) e a de silicone. Na hora da instalação, também é preciso cuidado, pois como recomendamos no primeiro tópico, é essencial que entre o vidro e a vedação, tenha, no mínimo, 5 mm de folga. Contudo, para a borracha há uma exceção: não se pode deixar espaço entre o vidro e o caixilho.

Vidro só precisa saber se é Viminas! Para uma instalação adequada e segura, procure um vidraceiro de confiança.

 

Fonte: abravidro

Vidro só precisa saber se é Viminas

Com mais de 30 anos de experiência, temos nos dedicado ao beneficiamento e transformação de vidros para garantir o melhor para o seu projeto. Trabalhamos para que nossos produtos sejam sinônimo de qualidade, conforto, segurança e satisfação para nossos clientes.  

Localização

Rua José Ramos de Oliveira, 210 - N. Srª. da Penha Vila Velha/ES
Av.Felipe Uebe - 66/72, Parque Califórnia Campos dos Goytacazes - RJ
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1609 Patrocínio - BH - MG
Rua Presidente Getúlio Vargas, nº 155, Quadra 02, lote 03, Distrito Industrial, Eunápolis-BA
Av: Talma Rodrigues Ribeiro - 1987 Civit II - Serra - ES
resultate