Vidro laminado: conheça um pouco de sua história

Vidro laminado: conheça um pouco de sua história

Blog

Vidro laminado: conheça um pouco de sua história

22.12.2016

Temos contato diário com alguns materiais e não paramos para pensar de onde eles vieram ou como surgiram, não é mesmo? O vidro laminado, por exemplo, tem uma história superinteressante. Confira!

Como surgiu

Ele surgiu em 1903 por acidente, quando um químico francês chamado Edouard Benedictus derrubou um frasco de vidro que estava envolvido por um plástico e os cacos acabaram ficando retidos. Desse episódio surgiu a incrível ideia de criar o vidro laminado, que é largamente utilizado atualmente.

A primeira aplicação do laminado foi durante a Primeira Guerra Mundial, na fabricação de máscaras de gás, evitando acidentes com os soldados em caso de quebra. A utilização no ramo arquitetônico teve início nos anos 50 e a normatização do vidro laminado em construções aconteceu nos EUA, em 1977.

O que é?

vidro laminado é um material incluso na categoria de vidros de segurança. Ele é composto por duas ou mais chapas de vidro que são unidas por camadas intermediárias de polivinil butiral (PVB). Essa técnica de fabricação mantém os estilhaços em conjunto em caso de quebra, evitando que cacos se espalhem e que alguém se machuque. Ainda proporciona bloqueio contra raios UV (responsáveis pela deterioração de materiais e por câncer de pele), estética e conforto acústico.

vidro-laminado-quebrado

Ele é utilizado normalmente onde possa haver impacto humano como em fachadas de vidro laminado, guarda-corpos, pisos, carros, entre outros. O material suporta altas pressões de água, podendo ser usado, também, em piscinas e visores de aquários. Eles estão em diversos lugares, como puderam perceber no post.

aquario-de-vidro

Conte com o melhor vidro laminado para seus projetos arquitetônicos. Procure um revendedor autorizado Viminas e confira esse e outros tipos de materiais adequados para colocar suas ideias em prática e dar o toque de modernidade e requinte que seu imóvel precisa!

Localização

Av. Paulino Muller, 945, Jucutuquara - Vitória/ES
Rua José Ramos de Oliveira, 210 - N. Srª. da Penha Vila Velha/ES
Av.Felipe Uebe - 66/72, Praça Califórnia Campos dos Goytacazes - RJ
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1609 Patrocínio - BH - MG
Rua Quadra Industrial 02 S/N, Centro - Eunápolis - BA
Av: Talma Rodrigues Ribeiro - 1987 Civit II - Serra - ES
resultate