Vidro temperado e laminado: saiba a diferença dos vidros de segurança

Vidro temperado e laminado: saiba a diferença dos vidros de segurança

Blog

Vidro temperado e laminado: saiba a diferença dos vidros de segurança

01.03.2018

Os vidros temperado e laminado estão entre os mais utilizados na construção civil, seja em imóveis residenciais ou comerciais. Você sabe por quê? Entenda mais um pouco sobre esses vidros de segurança no post que a Viminas preparou para você!

Por que eles são chamados de vidros de segurança?

Os vidros de segurança devem ser utilizados em locais onde as pessoas têm bastante contato com elementos feitos de vidro e por isso são tão encontrados nas construções. Devido ao risco de impactos dos usuários com os materiais, eles precisam oferecer o máximo de segurança possível.

quarto-portas-vidro

Os vidros temperado e laminado se enquadram nessa categoria porque, em caso de quebra, eles não adquirem características que colocam os usuários em risco. O vidro temperado forma cacos minúsculos e arredondados, enquanto os fragmentos dos laminados ficam presos à película PVB que os mantêm unidos, evitando acidentes. Já o vidro comum, formaria fragmentos agudos e com pontas, e por isso não é recomendado nessas situações. Continue lendo e entenda melhor!

Como são feitos?

Aqui, na Viminas, o processo de transformação do vidro comum para vidro temperado é feito com alto padrão de qualidade em quatro fornos de têmpera horizontal automatizados. Uma brusca mudança de temperatura gera uma compressão das faces externas e expansão na parte interna, que torna o material até cinco vezes mais resistente.

Já o vidro de segurança laminado é submetido à temperatura e à pressão adequadas. Em nossa fábrica, esse processo é automatizado com uma máquina supermoderna. Nela, duas camadas de vidro unidas por Polivinil Butiral (PVB) fixam-se umas às outras, dando origem a um material que oferece segurança, proteção UV e redução de barulho.

vidro-laminado-viminas_0

Onde utilizar cada um deles?

O vidro temperado é bastante recomendado para tampos de mesa, divisórias, janelas, box de banheiro, vitrines, entre outros. Ele pode ser aplicado sem a utilização de caixilhos.

banheiro-box-vidro

Enquanto isso, o vidro laminado deve ser utilizado em locais onde há risco de impacto humano como em fachadas, guarda-corpos, pisos e claraboias. De acordo com a NBR 7199, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que especifica os requisitos para projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil, o uso desse material é obrigatório em situações de riscos como em sacadas, varandas, mezaninos, coberturas, além das que já foram citadas.

guarda-corpos-vidro

Quer segurança e beleza para seu projeto? Conte com um dos revendedores autorizados Viminas e conheça nossos produtos.

Notícias Anteriores

Conheça o trabalho da Viminas com a Junior Achievement

Conheça o trabalho da Viminas com a Junior Achievement e saiba como atuamos para transformar o futuro de jovens alunos das comunidades das redondezas!

Vidro temperado para fechamento de varandas

O vidro temperado é uma excelente opção para se utilizar no fechamento de varandas, pois oferece a segurança e a beleza que seu ambiente precisa. Saiba mais!

Categorias

viminasvidrovidro temperadovidro laminadodecoraçãoporta de vidrobox de vidrovidro laminado temperadotampo de vidrovidrosmesa com tampo de vidrofachada de vidroescada de vidroespelhosporta de correr de vidro

Tudo sobre vidro

Aqui no blog Viminas você encontra tudo o que precisa saber sobre vidros. Desde informações sobre cada tipo de vidro, seus diferenciais e formas de utilizá-los, além de dicas de decoração, temos sempre notícias atualizadas com as últimas tendências do mercado de vidros!

Vidro tem que ser Viminas

Com mais de 30 anos de experiência, temos nos dedicado ao beneficiamento e transformação de vidros para garantir o melhor para o seu projeto. Trabalhamos para que nossos produtos sejam sinônimo de qualidade, conforto, segurança e satisfação para nossos clientes.  

Localização

Rua José Ramos de Oliveira, 210 - N. Srª. da Penha Vila Velha/ES
Av.Felipe Uebe - 66/72, Praça Califórnia Campos dos Goytacazes - RJ
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1609 Patrocínio - BH - MG
Rua Quadra Industrial 02 S/N, Centro - Eunápolis - BA
Av: Talma Rodrigues Ribeiro - 1987 Civit II - Serra - ES
resultate