Vidro temperado pode ser cortado?

Vidro temperado pode ser cortado?

Blog

Vidro temperado pode ser cortado?

13.04.2017

Existem diferentes tipos de vidros apropriados para cada projeto de sua casa. Os laminados temperados, por exemplo, são matérias-primas ideais para suas escadas, pois são muito resistentes e podem receber furos na hora de sua instalação. Em contrapartida, o vidro temperado não pode ser cortado nem receber furos após a transformação. Você sabe por quê? Entenda nesse post do nosso Blog Viminas!

Como é feito o vidro temperado?

Este material passa por um processo de transformação chamado têmpera.  Através deste tratamento térmico, o vidro passa por uma brusca mudança de temperatura, em que ele é altamente aquecido e, logo depois, rapidamente esfriado. Isso gera uma compressão das faces externas e expansão na parte interna, o que torna o material cinco vezes mais resistente do que era antes.

Aqui na fábrica de vidro da Viminas, esse processo é feito em quatro fornos de têmpera horizontal automatizados, com alto padrão de qualidade, seguindo as normas da NBR 14.698. O vidro temperado é bastante utilizado porque essa transformação pela qual ele passa aumenta sua resistência a choques térmicos e mecânicos e, portanto, há menor probabilidade de quebra do material.

Por que ele não pode ser cortado após a transformação?

Este material se encaixa na categoria de vidros de segurança e não pode ser cortado, partido ou furado. Caso você faça isso, vai acabar o quebrando em vários pedacinhos. Isso porque, apesar de ser mais duro e rígido, ele é menos flexível que o vidro comum ou laminado. A tensão concentrada em pontos de apoio ou suporte podem acabar estilhaçando o material.

vidro-temperado-estilhacado

Quando decidir incluir os vidros temperados em seus projetos, você deve solicitá-lo exatamente do tamanho que quiser ou com os recortes e/ou furos necessários. Orifícios para hastes, parafusos, polimento das arestas e lapidação das bordas, dever sem feitos antes da têmpera para evitar o estilhaçamento do material.

janelas-de-vidro

O vidro temperado é ideal para o uso em box, portas, janelas, vitrines e muito mais.

Está pensando em fazer um projeto com vidro? Conte com a Viminas! Nós oferecemos produtos de qualidade para deixar seu ambiente do jeitinho que você está planejando!

Localização

Av. Paulino Muller, 945, Jucutuquara - Vitória/ES
Rua José Ramos de Oliveira, 210 - N. Srª. da Penha Vila Velha/ES
Av.Felipe Uebe - 66/72, Praça Califórnia Campos dos Goytacazes - RJ
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1609 Patrocínio - BH - MG
Rua Quadra Industrial 02 S/N, Centro - Eunápolis - BA
Av: Talma Rodrigues Ribeiro - 1987 Civit II - Serra - ES
resultate