Vidro temperado: precisa de manutenção?

Tudo sobre vidro

Aqui no blog Viminas você encontra tudo o que precisa saber sobre vidros. Desde informações sobre cada tipo de vidro, seus diferenciais e formas de utilizá-los, além de dicas de decoração. Temos sempre notícias atualizadas com as últimas tendências do mercado de vidros!

Vidro temperado: precisa de manutenção?

11.12.2017

O vidro temperado é amplamente utilizado em diferentes tipos de ambientes, principalmente no box de banheiros. Esse material é forte, porém precisa de alguns cuidados anuais que ajudam a manter a segurança que você precisa. Quer entender mais como isso funciona? Continue lendo!

Esse material tem uma resistência cinco vezes maior quando comparado ao vidro comum. Em casos de ruptura, o vidro temperado quebra em pequenas partículas, arredondadas e pouco cortantes. No entanto, é importante ter cautela com a manutenção do material e isso pode ser feito em simples passos.

Importância da manutenção

Geralmente, as pessoas procuram assistência quando o box de vidro já não está funcionando como deveria. Porém, a manutenção preventiva a cada 12 meses faz toda a diferença na usabilidade do vidro temperado!

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece uma norma específica para vidro temperado (NBR 14698), e outra exclusiva para aplicação em boxes (NBR 14207). Lembre-se: o temperado não sofre desgastes ao longo dos anos, mas, com o passar do tempo são comuns desgastes das ferragens e acessórios utilizados na sua fixação.  

Exemplos de que há algo errado

Alguns exemplos de mau funcionamento do box de vidro são: porta abrindo ou fechando com dificuldade; guia da porta quebrada, batedores inferiores ou superiores quebrados ou soltos; contato do puxador da porta com a lateral; trava de segurança solta ou danificada e excesso de balanço no conjunto box.

Para realizar a manutenção do vidro temperado no seu box, chame um vidraceiro experiente. Mesmo que ocorra algum acidente, entre em contato com a vidraçaria que forneceu o material, para que seu caso seja analisado por um técnico.

Instalação do vidro temperado no box

box-de-vidro_11

A instalação é outro ponto fundamental no bom funcionamento do vidro temperado. Não deve haver impactos ao abrir ou fechar a porta com materiais rígidos como metais, mármores, azulejos, entre outros.

Cuidados para o dia a dia

Para conservar a beleza do seu box de vidro, mantenha-o sempre limpo e seco, não use produtos abrasivos como lixa, palha de aço, entre outros; não use ácidos e utilize apenas produtos neutros para limpeza de vidro.

Busque por produtos certificados

É imprescindível optar por produtos certificados, assim como o vidro temperado aqui da Viminas, que possui a certificação NBR 14.698, o qual permite o uso do selo de Qualidade do Inmetro. Na manutenção do box são avaliadas as roldanas, parafusos, puxadores, regulagem e alinhamento das portas, teste de vedação do silicone e, quando necessário, substituição de peças.

Caso você tenha qualquer problema com o seu box da Viminas, entre em contato com seu vidraceiro para que possa verificar. Não deixe de realizar a manutenção periódica para garantir a melhor qualidade do mesmo! Fique de olho nos próximos posts aqui do blog!

Vidro só precisa saber se é Viminas

Com mais de 30 anos de experiência, temos nos dedicado ao beneficiamento e transformação de vidros para garantir o melhor para o seu projeto. Trabalhamos para que nossos produtos sejam sinônimo de qualidade, conforto, segurança e satisfação para nossos clientes.  

Localização

Rua José Ramos de Oliveira, 210 - N. Srª. da Penha Vila Velha/ES
Av.Felipe Uebe - 66/72, Parque Califórnia Campos dos Goytacazes - RJ
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1609 Patrocínio - BH - MG
Rua Presidente Getúlio Vargas, nº 155, Quadra 02, lote 03, Distrito Industrial, Eunápolis-BA
Av: Talma Rodrigues Ribeiro - 1987 Civit II - Serra - ES
resultate