Você sabe como o vidro surgiu?

Você sabe como o vidro surgiu?

Blog

Você sabe como o vidro surgiu?

05.12.2016

O vidro é um material amplamente empregado na construção civil, em casas escritórios, utensílios domésticos e até em obras de arte. É bastante difícil pensar em viver sem essa matéria-prima para tantas coisas do nosso dia a dia, mas você sabe de onde ele surgiu? Confira um pouquinho da história deste material tão indispensável!

Como tudo começou

Tudo começou há bastante tempo atrás. De acordo com informações  da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), os registros datam de 5000 a.C., quando mercadores fenícios, ao fazerem uma fogueira na beira da praia, apoiaram blocos de nitrato de sódio para segurar sua panelas. Acredita-se que o fogo, ao se juntar com a areia e o nitrato de sódio, formou pela primeira vez um líquido transparente que viria a ser conhecido como vidro.

A produção de vidro teve seu apogeu na época do Império Romano. O sucesso era tanto que, em 300 d.C., o imperador Constantino passou a cobrar taxas e impostos aos vidreiros. Neste período, eles utilizavam técnicas de sopro em moldes para a produção de janelas. No entanto, com os sucessivos incêndios provocados pelos fornos, a produção foi transferida para a ilha de Murano, de onde os artesãos não saíam, para manter os segredos da fabricação do vidro guardados.

producao-de-vidro

Revolução Industrial

A indústria de vidro como conhecemos surgiu com a evolução tecnológica e os processos de mecanização trazidos pela revolução industrial. Nos anos 1950, a Pilkington inventou um dos métodos chaves da produção de vidro, o de flutuação (float), que garantia melhor acabamento e menos irrregularidades na superfície. Também no século XX, nasceu outro processo de fabricação: o de folha estirada. Invenções das quais os atuais produtores de vidro ainda se beneficiam.

vidro-producao

Aqui na Viminas trabalhamos com beneficiamento e transformação dos vidros, por isso você encontra material o ideal para cada cômodo da sua casa. Seja temperado, laminado, craquelado, esmaltado ou insulado, ajudamos a fazer o seu projeto virar realidade!

Notícias Anteriores

O que podem ser machas em espelhos?

O que podem ser, de fato, aquelas machas em espelhos?  

Categorias

vidroviminasvidro laminadovidro temperadodecoraçãoporta de vidrovidrostampo de vidrovidro laminado temperadobox de vidromesa com tampo de vidroespelhosfachada de vidroboxescada de vidro

Tudo sobre vidro

Aqui no blog Viminas você encontra tudo o que precisa saber sobre vidros. Desde informações sobre cada tipo de vidro, seus diferenciais e formas de utilizá-los, além de dicas de decoração, temos sempre notícias atualizadas com as últimas tendências do mercado de vidros!

Vidro tem que ser Viminas

Com mais de 30 anos de experiência, temos nos dedicado ao beneficiamento e transformação de vidros para garantir o melhor para o seu projeto. Trabalhamos para que nossos produtos sejam sinônimo de qualidade, conforto, segurança e satisfação para nossos clientes.  

Localização

Av. Paulino Muller, 945, Jucutuquara - Vitória/ES
Rua José Ramos de Oliveira, 210 - N. Srª. da Penha Vila Velha/ES
Av.Felipe Uebe - 66/72, Praça Califórnia Campos dos Goytacazes - RJ
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1609 Patrocínio - BH - MG
Rua Quadra Industrial 02 S/N, Centro - Eunápolis - BA
Av: Talma Rodrigues Ribeiro - 1987 Civit II - Serra - ES
resultate