Blog

compartilhe:

Resistência garantida: veja quais são os tipos de vidro de segurança e onde usá-los

O vidro se tornou um material indispensável na construção civil. A evolução da tecnologia envolvida nos processos de transformação e beneficiamento possibilitou a utilização dele de diversas formas. Hoje, o vidro está, por exemplo, em janelas, portas, escadas, paredes, no piso e até no teto, comprovando que possui a resistência e a segurança necessárias a cada aplicação.

Como vidro não é tudo igual, é preciso saber qual tipo é mais adequado ao uso a que se destina. Quando o assunto é segurança, principalmente, existem opções com diferentes níveis de resistência. Veja quais são as opções!

Vidro temperado: até cinco vezes mais resistente que o vidro comum

O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Isso porque passa por um processo de transformação que o submete a um aquecimento a mais de 600 ºC, seguido de resfriamento. Esse processo garante a ele resistência a variações térmicas e mecânicas. É usado em box de banheiros, portas, janelas, tampos de mesa, prateleiras, nichos, divisórias e pias.

Vidro laminado: película de PVB potencializa a segurança

O vidro laminado é a união de duas ou mais chapas de vidro comum, entre as quais é aplicada uma película de polivinil butiral (PVB), que, em caso de quebra, mantém os cacos presos, evitando que as pessoas no entorno se machuquem. É ideal para fachadas, guarda-corpos, varandas, sacadas, mezaninos, claraboias, coberturas, piscinas e visores de aquários.

Vidro laminado temperado: junção de duas tecnologias eleva resistência

O vidro laminado temperado é um vidro cuja segurança é potencializada pela junção de dois processos que aumentam a resistência: a têmpera e a laminação. As chapas de vidro utilizadas são aquecidas e resfriadas, tornando-se temperadas, e recebem entre elas a película de polivinil butiral (PVB). Pode ser aplicado em fachadas, guarda-corpos, piso, degraus, coberturas, claraboias e visores de piscinas.

E aí? Qual vidro é mais adequado ao seu projeto? Lembre-se de que a procedência do vidro é muito importante. Escolha uma marca que tenha credibilidade e segurança. A Viminas está há 40 anos no mercado e é referência em vidros especiais!